Guitarristas

 

Nesta parte incuirei alguns timbres de guitarristas famosos (os aparelhos que eles frequentemente mais usam):

 

Slash

Veja a performance ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=tLfr6jMBBlg

Slash possui mais de 100 guitarras. A guitarra que ele usou para gravar o álbum Appetite For Destruction foi uma 1959 Les Paul Replica feita à mão, sem escudo e com dois captadores Seymour Duncan. A sua guitarra preferida para apresentações ao vivo é uma 1987 Les Paul Standard. Esta guitarra já teve seu braço quebrado em dois lugares, mas Slash fez o reparo necessário e ele continua a usá-la. Grande parte das guitarras de Slash tem captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, que são captadores de saída baixa.
Sua coleção de guitarras inclue:
• B.C. Rich Mockingbird
• Fender Stratocaster
• Fender Telecaster
• B.C. Rich Double neck
• Gibson Flying V
• Gibson Explorer
• Travis Bean (usada para slides em "Bad Obsession")
• Slash Custom Les Paul Gold Top Guitar
• Gibson U.S.A Slash Appetite Les Paul 2010.
• Gibson Custom Slash Appetite for Destruction Les Paul 2010
• Gibson Les Paul "Slash" Signature Goldtop
Uma das guitarras favoritas de Slash é a já mencionada 1959 Les Paul Replica. Ele recebeu essa guitarra durante as sessões de gravação para o primeiro álbum do Guns N' Roses, "Appetite for Destruction". Quando ele não estava conseguindo o som que estava procurando, o gerente da banda achou uma 1959 Les Paul Standard Replica. Ele usou esta guitarra em todos álbuns que gravou com o Guns N' Roses e com o Velvet Revolver. A guitarra ainda foi a base para o instrumento do seu personagem no jogo Guitar Hero III: Legends of Rock.
Amplificadores
No palco, ele usa somente amplificadores Marshall. Ele alugou um Marshall 1959 vintage fabricado em 1960 e modificado por Tim Caswell nos estúdios da SIR para as gravações de Appetite for Destruction. Slash gostou tanto do amplificador que tentou mantê-lo, contando a história de que o amplificador havia sido roubado, mas um roadie acabou devolvendo o amplificador acidentalmente. Durante os anos 80, Slash usava um amplificador Marshall JCM 2555 Silver Jubilee Anniversary feito em 1987. ele tinha vávulas de amplificação EL34 e três válvulas pré-amplificadoras ECC83. Para as gravações do primeiro álbum do Velvet Revolver, ele usou um Vox AC30 e pequenos tubos de amplificação Fender (para sons "excêntricos"). Para as gravações do segundo álbum do Velvet Revolver, ele usou o novo amplificador Marshall Vintage Modern 2466.
Equipamento Signature
A Gibson fez duas guitarras para Slash em 1988. A primeira, "Inspired" Slash Les Paul, é uma replica de uma das duas guitarras Les Paul compradas por Slash em 1988. A guitarra tem o acabamento em Faded Heritage Cherry Sunburst, equipada com captadores Seymour Duncan Alnico II Pro e o braço é feito com as exatas especificações da Les Paul original de Slash.
Slash Les Paul Standard é a recriação da Les Paul preferida de Slash e é feita de mogno maciço, com acabamento em Antique Vintage Sunburst. Assim como a original, a guitarra é equipada com captadores Seymor Duncan Alnico II Pro e o braço tem um molde posterior ao da guitarra original de Slash. A guitarra será feita em edição limitada com 1600 unidades.
A Epiphone Les Paul Standard Plustop foi feita para ser uma versão mais acessível do que as duas versões da Gibson, mas ainda sendo um instrumento que oferece alta qualidade. Assim como as versões da Gibson, ela é equipada com captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, captador que Slash decidiu colocar em todos os modelos de sua linha de guitarras, e seu acabamento é em Dark Tobacco Burst.
Em 2008, entrou em venda uma edição limitada da "Slash signature Les Paul 'Gold Top'". o modelo fabricado pela Epiphone desta guitarra tem o corpo em mogno maciço com o acabamento em dourado, e com o braço padrão requerido por Slash em todas as suas guitarras, que foi o mais similar ao braço da sua primeira Les Paul. Novamente, captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, um item padrão em todas as suas guitarras. Esta versão ainda é equipada com "Epiphone's Locktone Stop Tailpiece" e ponte tune-o-matic, fazendo desse um instrumento mais fácil de tocar, particularmente para novos guitarristas.
A B.C. Rich Handcrafted Mockingbird SL é um modelo signature não-oficial da guitarra B.C. Rich Mockingbird vermelha de Slash (Utilizada no clipe de You Could Be Mine). A SL tem o braço em carvalho e corpo em mogno com a parte externa em carvalho (a Mockingbird de Slash não tem a parte externa do corpo em carvalho), tarrachas Grover Super Rotomatic, trastes em ébano com marcações em forma de diamante, ponte Floyd Rose, captadores Seymour Duncan Alnico II e acabamento em vermelho transparente.
Slash foi o primeiro músico a ter um amplificador, criado pela Marshall para ele. Em 1996, o Marshall Slash JCM 2555SL foi lançado, feito com as especificações do amplificador 1987 Marshall Silver Jubilee 2555 original de Slash. Foram feitas 3000 unidades deste amplificador até ele ser tirado da linha de fabricação.

 

 

Richie Sambora (Bon Jovi) 

Veja a performance ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=SCQt7FQWFSo

 

Cordas
Richie usa cordas GHS 0.09 para gravações e 0.10 em shows.

 

Amplificadores
Cabeçotes Diezel/Herbert (HAND & Lost Highway Tour)
Gabinetes 12x4 Richie Sambora Custom Shop
Marshall DSL 100
Marshall JCM 900
Marshall JMP 50 Plexi
Marshall JMP 100 Plexi
Fender Bassman 1959
Fender Super ´53
Fender Super Twin 1959
Hughes & Kettner Duotone
Mesa Boogie Single Rectifier Solo 50
Selmer Zodiak
VHT Pitbull
Vintage Vox AC-30
Vox AC30CCH Head

Principais Efeitos
Talk Box Fulltone Framptone
Boss SD-1 Super Overdrive
Vox V847 Wah-Wah Pedal
Boss CE-2 Chorus
Boss CE-5 Chorus
Fulltone Choralflange
Roger Mayer Octavia
Dunlop Uni-Vibe Stereo Chorus
Dynacord DLS 223
Eventide H-3000 Harmonizer
MXR Dynacomp
T.C Elect. 1210 Spatial Expander Stereo-Chorus Flanger
Roland SDE-1000 Digital Delay
Yamaha SPX 90II
Korg DT Pro Tuner

 

 

Guitarras

A cada novo disco lançado ou nova turnê, Richie costuma "apresentar" uma nova guitarra em sua coleção, e usar esta em grande parte do show, assim como na gravação de clipes.

 

Na Slippery When Wet & New Jersey Tour (1986/1990), eram as Kramers Richie Sambora Signature (ele chegou a tocar com uma media de 15 Kramers diferentes).

Na Keep The Faith Tour (1992/1993), começou a era das Fenders Stratocasters, época que passou a ser vendido o modelo que levava seu nome.

Na These Days Tour (1994/1996), continuou usando extensivamente Fenders, mas também passou a usar diversas Gibsons Les Paul, sendo assim 90% das guitarras que usava nos shows variavam entre as duas marcas.

Na Crush Tour (2000/2001), voltou a usar um novo modelo da Fender que seria lançado no mercado com seu nome, assim como um novo violão Taylor Doubleneck feito especialmente pra ele, "abandonando" assim os conhecidos Ovation Doubleneck que usava desde o começo da carreira.

Já na Bounce Tour (2002/2003), passou a usar uma guitarra Gibson Flying V (que pode ser vista no clipe de Everyday), e alguns modelos da marca Floyd Rose.

Na Have a Nice Day Tour (2005/2006), inovou ao usar um modelo Fender Telecaster Doubleneck (usado no clipe de Have a Nice Day) feito especialmente pra ele, além de guitarras feitas em parceria com seu então roadie e luthier Chris Hofschneider. E assim continou na Lost Highway Tour (2007/2008), quando foi licenciada uma dessas guitarras feitas por Chris pela marca ESP e passou a ser vendida no mercado levando o nome de Richie Sambora.

 

 

Mais informações: https://www.richiesambora.com.br/brasil/home.htm

                             https://www.waxer.nl/

 

Paul Gilbert

Veja a performance ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=KsUphx0yn4o

Guitarras: Várias Ibanez PGM, principalmente as PGM 301. Usa captadores DiMarzio Tone Zone em quase todas as guitarras e também Super Distortion também da DiMarzio. Ele também prefere o timbre de guitarras com ponte fixa. Usa cordas RPS da Ernie Ball. Usa também, principalmente em estúdio, modelos semi-acústicos Pat Metheny da Ibanez, as PM 120.
Amplificadores: Atualmente um Marshall Vintage Modern e gabinetes de 2x 12 também da Marshall.
Efeitos: Usa a distorção do amplificador e quase não usa efeitos. Ele também usa um Tube Screamer da Ibanez para boost de distorção usa um pedal signature de flanger da Ibanez chamado Airplane, um Digital Delay da Boss e um pedal Detox Eq Signature.
Estilo: É mestre da palhetada alternada. Usa muitos saltos de cordas. Usa e abusa das pentatônicas. Não usa muito a alavanca e prefere vibratos feitos apenas com os dedos. Mestre também da improvisação rápida, geralmente em JAM's com outros guitarristas.

Steve Vai

Veja a aperformance ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=j_7iRZzlSzI

Steve Vai é reconhecido também como um grande produtor musical de estúdio. Ele tem dois estúdios, The Mothership (A Nave Mãe) e The Harmony Hut (A Cabana da Harmonia), e suas gravações combinam sua proeza característica na guitarra com composições temáticas e um uso considerável de efeitos de estúdio e gravação, como o Eventide H3000, o programa Pro Tools e sua cadeia de efeitos.

 

Steve também ajudou a desenvolver sua série de guitarras, conhecida como JEM, com a fábrica japonesa Ibanez. Essas guitarras possuem uma alça de mão (geralmente chamada de monkey grip, ou "pegada do macaco") talhada no corpo da guitarra, fazendo um buraco no mesmo. A guitarra possui uma configuração H-S-H (humbucker-single-humbucker), um sistema de trêmolo de travamento duplo licenciado da Floyd Rose e um extenso e elaborado desenho na escala chamado Vine of Life (Videira da Vida).

Steve também está por trás da versão de 7 cordas da JEM, chamada Universe. Esta guitarra influenciou os guitarristas da banda Korn e os demais do estilo conhecido como new metal, surgido no final da década de 1990. Steve também tem um modelo de violão, o Euphoria.

Steve também trabalhou com a Carvin para desenvolver a linha de amplificadores de guitarra Legacy. Steve queria criar um amplificador superior a todos os que ele já tinha usado, em termos de som e versatilidade.

Atualmente, Steve prefere usar sua guitarra JEM7V branca, marcada com a inscrição rabiscada EVO (feita por ele mesmo), usada para distinção entre suas guitarras praticamente idênticas no palco, e sua guitarra FLO (uma JEM floral pintada de branco e equipada com um sustainer Fernandes).

Os pedais de efeito de Steve incluem um Boss DS-1 Distortion modificado, um Ibanez TubeScreamer TS-9 DX, um Morley Bad Horsie, um Morley Little Alligator Volume, um Digitech Whammy WH-1, um MXR Phase 90 Eddie Van Halen, além do seu próprio pedal criado pela Ibanez, o Jemini, que inclui os efeitos Distorção e Overdrive.

 

Joe Satriani

Veja a performance ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=cEzIcm6BeBQ

Guitarras - Ibanez JS (Joe Satriani Signature) com captadores DiMarzio e usa cordas D'Addario.

Amplificador - Peavey JSX Signature 120w com três ECC83 (12AX7s) e quatro EL34s

Efeito - VOX Big Bad Wah Pedal Signature, FullTone Ultimate Octave, Digitech Whammy Pedal, Super Chorus Boss CE-1, 2 Digital Delay Boss DD-3, Chandler Digital Delay, pedal signature SATCHurator overdrive da VOX e o pedal signature ICE 9 overdrive da VOX.
 

 

 

Angus Young

Veja a performance ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=-oHb3Tk4qfE

Guitarras

Angus usa a Gibson SG de vários modelos. É muito raro vê-lo com outro modelo de guitarra. De todos os modos, ele tem SGs e uma ES335s. Quando ele tocou "Rock Me Baby" com os Rolling Stones ele usou uma Gibson ES-335, usada pelo Keith Richards, essa é uma das poucas vezes que o vemos sem sua Gibson SG. Angus tem uma Gibson SG lendária de 1968, com os captadores T Tops. Outra Gibson SG é a de 1964 que ele usou para gravar o álbum Ballbreaker,tem Captadores patenteados. Todas essas tem captadores Alnico 5 de high output com matched coils. Angus usa encordoamentos Ernie Ball há aproximadamente 40 anos.

Amplificadores:

Angus usou Marshalls: JTM45s, JTM50s, JMP50s e Superleads. Seu amplificador principal é o JTM45, Costuma usá-lo ao vivo e em estúdio. Quando Young toca ao vivo, ele o usa através de uma caixa de isolação que fica sob o palco e alimenta diretamente o sistema de PA. No estúdio, Angus usa frequentemente 100w.